São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores, é um lugar sedutor com inúmeras lagoas, como a famosa Lagoa das Sete Cidades e a Lagoa do Fogo. O poder que emana da terra é sentido nas caldeiras naturais, águas termais quentes, lagos vulcânicos e cascatas, jardins luxuriantes com plantas do mundo inteiro, bem como na riquíssima gastronomia, da qual é exemplo conhecido o saboroso Cozido das Furnas lentamente cozido dentro da Terra. Açores é natureza em estado puro!
Em 5 dias e 4 noites, descubra esta ilha verdejante que não o vai deixar indiferente.
Saiba mais, peça-nos um orçamento! DIA 1 | PONTA DELGADA | DESCUBRA A CAPITAL |
« » Transfer aeroporto Ponta Delgada. No aeroporto você será recebido na área de chegadas por um representante da agência com o seu nome escrito numa placa.
TARDE LIVRE EM PONTA DELGADA PARA EXPLORAR A CIDADE DE PONTA DELGADA |
« » Transfer aeroporto Ponta Delgada. No aeroporto você será recebido na área de chegadas por um representante da agência com o seu nome escrito numa placa.
TARDE LIVRE EM PONTA DELGADA PARA EXPLORAR A CIDADE DE PONTA DELGADA
LUGARES PARA VISITAR
Aproveite o tempo livre para explorar a capital. Visite alguns dos monumentos mais emblemáticos de Ponta Delgada: Portas da Cidade, Igreja de São Pedro, Mercado de Graça, Igreja de São Sebastião, Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Paróquia de São José), Campo de São Francisco e Santuário de Santo Cristo, onde ocorre uma importante manifestação religiosa, são alguns dos pontos que você pode visitar. Certifique-se de visitar o Museu Carlos Machado.
Hotel | Ponta Delgada |
|
| |
DIA 2 | LAGOA DAS 7 CIDADES e LAGOA DO FOGO |
Neste dia partimos à descoberta desta ilha encantada na zona Oeste da Ilha de São Miguel, onde iremos visitar o vulcão das Sete Cidades e as suas diversas lagoas, com especial atenção para as mágicas lagoas Verde e a Azul, eleitas como umas das 7 Maravilhas de Portugal. Depois de almoço, visitamos a magnifica Lagoa do Fogo, rodeada por uma vegetação luxuriante, famosa pelas suas praias de areia branca e águas cristalinas. |
|
Tomando a estrada do Pico do Carvão, que nos irá levar à famosa Vista do Rei, iremos desfrutar de uma paisagem magnífica, em que poderão ver as zonas Norte, Centro e Sul da Ilha de São Miguel e o vulcão do Fogo, localizado na zona Central da Ilha. As pequenas crateras vulcânicas localizadas por todo o centro da Ilha, rodeadas de uma vegetação luxuriante serão também visíveis. Antes de chegarmos ao miradouro Vista do Rei, iremos fazer uma paragem na Lagoa do Canário, situada na Serra Devassa onde também poderão desfrutar do magnifico Miradouro da Grota do Inferno e/ou do Miradouro do Cerrado das Freiras. No miradouro Vista do Rei, deslumbre-se com a vista magnífica sobre a Lagoa Azul e Verde, uma das 7 maravilhas de Portugal, com uma paisagem verdejante, rodeada por milhares de hortensias azuis e rosa, tão típicas das ilhas açorianas. A caminho da freguesia das Sete Cidades, tempo para uma paragem no Miradouro da Lagoa de Santiago. A pequena aldeia das Sete Cidades, localizada no centro do vulcão com o mesmo nome, também merece uma visita. Esta freguesia tem pouco mais de 700 habitantes, sendo, na sua maioria, agricultores. O regresso a Ponta Delgada será feito pela costa Sul da Ilha, com paragem no Miradouro do Escalvado, com vista para a freguesia dos Mosteiros, lugar famoso pelas suas casas de veraneio, a praia e as poças naturais, formadas por lava negra, como também os seus Ilhéus, outrora cratera de um vulcão submarino! Terminamos este tour com uma visita à famosa plantação de Ananases Augusto Arruda, localizada na Fajã de Baixo. Atualmente, o Ananás dos Açores continua a ser produzido em estufas de vidro, através de técnicas de cultivo tradicionais — aplicação de «fumos» e utilização de «camas quentes» à base de matéria vegetal —, demorando dois anos desde a plantação à colheita.
TARDE | LAGOA DO FOGO
Visitamos a parte central da Ilha de São Miguel, onde encontramos o Vulcão do Fogo e a sua Lagoa do Fogo, conhecida pela sua beleza natural, praia de areia branca e águas cristalinas! Seguindo pela estrada do Sul e em direcção à cidade de Lagoa, iremos passar pelas praias de São Roque, Melícias e Pópulo.
Na cidade de Lagoa iremos visitar a fábrica de Cerâmica Vieira e a sua louça típica do concelho de Lagoa que é, originalmente, oriunda de Vila Nova de Gaia e foi introduzida nas ilhas em 1862, por Bernardino da Silva. Atualmente no núcleo museológico encontram-se expostas algumas das principais peças produzidas. A típica cor azul continua bem patente em todas as peças, ainda hoje produzidas, segundo o método artesanal. De seguida iremos subir a encosta Sul do vulcão do Fogo, desfrutando de uma paisagem magnífica, aonde poderá ver o vulcão das Sete Cidades a Oeste, como também toda as zonas Sul, Central e Norte da Ilha de São Miguel.
Já no topo do vulcão, mais propriamente no Pico da Barrosa, iremos ver a grande caldeira vulcânica do Fogo e a sua maravilhosa lagoa com o mesmo nome.
De seguida iremos visitar as Caldeiras da Ribeira Grande, localizadas na zona Norte da Ilha de são Miguel, no bonito concelho de Ribeira Grande, a vila de Caldeiras da Ribeira Grande é testemunho vivo das manifestações vulcânicas desta Ilha.
Num local de paz de espírito e calmaria, nas Caldeiras misturam-se as águas fumegantes que brotam a altas temperaturas, cujo vapor alimenta a verdejante vegetação que a circunda. Na zona envolvente também estão disponíveis buracos para a confeção de cozidos, fenômeno que também poderão testemunhar.
Depois desta paragem maravilhosa, iremos visitar a Ribeira Grande, elevada a cidade em 29 Junho 1981, sendo uma cidade muito pitoresca e com um jardim central muito original.
Terminamos o circuito com uma visita à fábrica de Licores Eduardo Ferreira “Mulher Capote".
Hotel | Ponta Delgada
|
| |
DIA 3 | FURNAS, A TERRA FUMEGANTE |
Neste dia visitamos a famosa Freguesia das Furnas, conhecida pelas suas caldeiras em constante ebulição, nascentes e, claro, pelo seu tão afamado Cozido no interior da terra. |
|
Começamos pela estrada Sul da Ilha e em direção a Vila Franca do Campo, que foi a primeira capital da Ilha até ser destruída por um sismo no ano de 1522.
Depois de passarmos pelo centro de Vila Franca do Campo, iremos visitar a Ermida de Nossa Senhora da Paz no alto do monte, do mesmo nome, com uma bela vista panorâmica sobre Vila Franca do Campo e o seu Ilhéu, conhecido por lhéu de Vila Franca do Campo, uma cratera de um vulcão submarino com cerca de 5000 mil anos, com uma lagoa de água salgada no centro da sua cratera, sendo o Ilhéu uma das reservas naturais da Ilha de São Miguel.
Prosseguimos para o vulcão das Furnas para nos deslumbrarmos com a Poça da Dona Beija, também conhecida por "Poça da Juventude" ou "Poça do Paraíso", situada no Vale das Furnas, na chamada "Zona das Águas Quentes", um aprazível espaço termal, associado ao lazer e bem-estar bem conhecido pelas suas propriedades terapêuticas. Entrada da Poça da Beija não incluída (4 Euros por pessoa).
Depois desta experiência, iremos seguir para a Lagoa das Furnas, local conhecido por todos os Micaelenses, onde a terra é suficientemente quente para cozinhar o famoso Cozido das Furnas, especialidade gastronómica da ilha de São Miguel. De seguida, teremos uma pausa para almoçar na Freguesia das Furnas em que poderão provar o tradicional Cozido das Furnas.
Visita obrigatória são as Caldeiras das Furnas, pequenos buracos na terra de onde brotam águas ferventes e lamas medicinais que são aproveitadas para tratamentos de infeções das vias respiratórias e de pele.
Passamos pelo Pico do Ferro, rodeado de uma vegetação entrecortada por cascatas, num panorama espetacular sobre o Vale das Furnas.
Lugar de visita incontornável é a Fábrica e plantação de Chá Gorreana. Esta é uma das últimas duas fábricas de chá em toda a Europa, onde se produz chá preto e verde, constituindo uma paragem muito interessante onde o visitante pode saborear os deliciosos chás Gorreana.
No regresso a Ponta Delgada, tempo ainda para uma visita ao Miradouro de Santa Iria, de onde se avista toda a costa Norte da Ilha de São Miguel, a Ponta do Cintrão, o vulcão das Sete Cidade, como também o Pico da Vara que é o ponto mais alto da Ilha de São Miguel.
Hotel | Ponta Delgada |
| |
DIA 4 | O NORDESTE E OS SEUS MIRADOUROS |
Dona de uma beleza natural deslumbrante e com uma vegetação luxuriante, situada na zona mais acidentada da Ilha, a região a nordeste é sem dúvida o espelho da natureza em todo o seu esplendor. Neste dia iremos comprovar isso mesmo, com a visita aos inúmeros miradouros que serpenteiam toda esta parte da costa da ilha de são Miguel.
|
|
Daremos início à nossa excursão pela estrada Sul até à cidade de Lagoa, ponto em que iremos cruzar a ilha, até ao lado Norte, tendo como primeira paragem o Miradouro de Santa Iria, onde teremos uma vista generalizada de toda a costa Norte da Ilha de São Miguel, podendo-se avistar a Ponta do Cintrão, o vulcão das Sete Cidades, como também o Pico da Vara, sendo este o ponto mais alto da Ilha de São Miguel.
De seguida, iremos dar continuidade ao nosso passeio seguindo pela estrada Norte, para depois entrarmos pelo interior da ilha até ao Salto do Cavalo, Miradouro a cerca de 760 metros de altitude, com uma vista deslumbrante sobre o vulcão das Furnas, Vila da Povoação e a sua enorme e extinta Caldeira Vulcânica, considerada a maior da ilha de São Miguel.
Iniciamos a descida do Salto do Cavalo em direção á Vila da Povoação, local em que no ano de 1432 se deu o primeiro povoamento da Ilha de São Miguel, dando assim o nome a esta Vila “Povoação”.
Depois de visitarmos o centro da Vila da Povoação, iremos dar continuidade à nossa excursão, seguindo pela estrada Sul até ao Miradouro do Pico Longo. Deste local poderemos ver toda a Vila da Povoação e suas Lombas, outrora terras de cultivo de trigo e milho!
Ponta do Sossego será a nossa próxima paragem, com uma vista panorâmica sobre o mar e serra e um Jardim magnífico.
Ainda antes de chegar á Vila do Nordeste, teremos a oportunidade de parar no Miradouro Vista dos Barcos, local onde poderemos ver o Farol do Arnel, situado na zona oriental da Ilha de S. Miguel. O Farol do Arnel foi o primeiro a ser instalado no arquipélago dos Açores, tendo começado a funcionar em 26 de novembro de 1876.
Vila do Nordeste é o centro do concelho do Nordeste, já tendo sido considerado o mais florido da Europa. Esta também será a paragem onde terão a oportunidade de realizar uma refeição ligeira.
Continuando a nossa excursão, já pela estrada da Costa Norte da Ilha, iremos até á Ribeira dos Caldeirões, local onde poderão ver uma bonita cascata, um colorido jardim e uma vasta área de merendas.
Hotel | Ponta Delgada |
| |
DIA 5 | DIA DE REGRESSO |
Transfer Hotel <-> Aeroporto
Hotel check-out. Transfer para o aeroporto com apoio ao grupo nas formalidades de embarque. Possibilidade de café da manhã servido mais cedo.
|
|
|
| |
|