Logotipo
Telefone
3DIAS
2 NOITES
DESTAQUES
MAIS TOURS
+

Mesa Alentejana




Tomar




Descubra os sabores do Ribatejo


Acreditamos que a gastronomia é a soma de várias sensações, sabores, aromas e prazeres, partilhada por pessoas com a mesma paixão. Seleccionámos por isso um conjunto de experiências autênticas e memoráveis que lhe darão a conhecer a variedade e a riqueza da cultura gastronómica e vinícola do Ribatejo, uma região quase intacta, autêntica e inesquecível.
Terra de toiros e cavalos, convidamos-lo a conhecer o Ribatejo, os sabores tão peculiares da gastronomia ribatejana, os seus vinhos, as suas gentes, os seus costumes e a sua história. 

PONTOS ALTOS
  • Alojamentos em hotéis de 4* ou hotéis Boutique 
  • Almoços e jantares incluídos nos melhores restaurantes locais
  • 2 Provas de Vinhos
  • 3 Provas de Doces
Dia 1 | TOMAR E A HERANÇA DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS
Partimos de Lisboa com destino àquela que é conhecida como a cidade Templária e que alberga um dos mais importantes monumentos portugueses classificados pela Unesco como património mundial: Tomar.

Começamos com uma visita o Convento de Cristo. O Castelo de Tomar e Convento de Cristo, sede das ordens religiosas e militares do Templo e de Cristo foi classificado como património da humanidade e inscrito na lista do património mundial da UNESCO, em 1983.

Continuamos em direcção ao centro histórico da cidade, onde faremos uma paragem uma paragem na pastelaria As Estrelas para degustação dos doces tradicionais Fatias de Tomar e Beija-me Depressa. Direito a uma bebida de cafetaria como acompanhamento. 

Continuamos o nosso passeio pela cidade. Visitamos a Praça da Républica, o edifício dos Paços do Concelho a magnifica Igreja de São João Batista e exploramos as ruas estreitas cheias de histórias e testemunhos de um passado riquíssimo. 

Almoço no restaurante A Casa das Ratas. 

 A Casa das Ratas é um dos mais antigos estabelecimentos da cidade, que abriu portas enquanto taberna e que hoje é um dos mais populares e concorridos restaurantes de Tomar. 

Começamos a tarde com uma visita à Sinagoga de Tomar. Raríssimo exemplar dos templos judaicos medievais e da arte pré-renascentista portuguesa, a Sinagoga de Tomar é a única, dessa época, integralmente conservada ainda existente em Portugal. Foi construída em meados do século XV propositadamente para a função religiosa, o que revela a disponibilidade financeira da comunidade judaica aqui residente, a sua pujança e a sua prosperidade.

Terminamos com uma visita à Herdade dos Templários, uma quinta de vinhos, onde iremos provar vários vinhos de produção local, tendo como acompanhamento tapas de queijos e enchidos.

Jantar – Restaurante Chico Elias (Jantar com prova de diferentes pratos regionais). 

Hotel em Tomar 
CLIQUE PARA EXPANDIR +
Dia 2 | SANTAREM, A CAPITAL DO GÓTICO
Seguiremos de manhã para Santarém, capital do Gótico. Visitamos a Igreja da Graça e as Portas do Sol; Exploraremos as ruas estreitas do centro histórico, e as suas inúmeras Igrejas seculares. 

Faremos ainda uma visita ao Mercado Municipal de Santarém. Datado de 1930, sob o risco do Arquiteto Cassiano Branco, veio subtituir o mercado ao ar livre que sobreviveu durante séculos na Praça Visconde Serra do Pilar, conhecida como Praça Velha. Para além da linguagem arquitetónica do edifício sobressai, no seu exterior, um notável conjunto de cinquenta e cinco painéis de azulejos figurativos e oito decorativos encomendados à extinta Fábrica de Sacavém,

Segue-se uma degustação da doçaria regional numa das mais prestigiadas pastelarias locais. Provaremos o famoso Arrepiados de Almoster, Celestes de Santa Clara e os famosos Pampilhos

Almoço | Almoço num dos restaurantes típicos de Almeirim, onde iremos provar a famosa e muito saborosa Sopa da Pedra.

TARDE | Continuamos a nossa descoberta do Ribatejo, com os seus vinhos e gastronomia inconfundíveis. Imperdivel é a visita à capital do Cavalo, a vila da Golegã. Nesta vila ribatejana, poderá visitar a impressionante Casa Museu Carlos Relvas. 

Segue-se uma degustação da doçaria regional numa das mais prestigiadas pastelarias locais. Provaremos o famoso doce Lusitano, entre outras iguarias. 
Após este merecido repasto, nada melhor do que um passeio a cavalo ao ar livre, pelos campos do Ribatejo.

Jantar num restaurante típico com degustação de vários pratos regionais e vinhos de produção local.

Hotel na Golegã
CLIQUE PARA EXPANDIR +
Dia 3 | SABORES E VINHOS DE SALVATERRA DE MAGOS
De manhã partimos em direcção a Salvaterra de Magos. 

Concelho cercado por férteis Lezírias povoados por cavalos, outrora serviu para férias e caçadas dos Reis. Um dos pontos mais emblemáticos continua a ser a Capela e a Falcoaria Real. 

A arte da Falcoaria em Portugal foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, no dia 1 de dezembro de 2016. 

Destaque ainda para a Cabana dos Parodiantes de Lisboa, lugar com história na Rádio Portuguesa, onde não poderá deixar de provar o famoso bolo regional, O Barrete; 

Faremos uma visita ao exterior da Praça de Toiros, datada de 1920, à Igreja Matriz e á Capela da Misericórdia; 

A gastronomia de Salvaterra de Magos está inteiramente ligada às influências da Lezíria, Charneca e do rio Tejo!
O Almoço será num dos restaurantes típicos locais, onde provará uma variedade de pratos típicos, tais como os pratos à base dos peixes de água doce: Sável, a fataça e a enguia. Não faltarão também os famosos pratos de carne: cabrito, borrego, porco e carnes bravas. A riqueza da doçaria local fará igualmente parte do seu almoço.

Almoço será num dos vários restaurantes de qualidade que existem em Salvaterra de Magos.

TARDE | Continuando pela estrada do Mouchão chega-se à Aldeia Avieira do Escaroupim. 

Visitamos esta típica aldeia piscatória nas margens do Rio Tejo que foi formada por famílias de pescadores de Vieira de Leiria que se deslocavam durante os meses de Inverno para as campanhas de pesca no Rio Tejo. 

A Casa Tipica Avieira, feita de madeira, pintada de cores vivas e construída sobre estacas para protecção das cheias do rio é hoje local de passagem obrigatória.  

Não perca o passeio de barco pelas águas do Tejo e descubra ainda paisagens e cores deslumbrantes, com aves migratórias, com aldeias piscatórias (Escaroupim), com cavalos em liberdade nas margens e ilhas do rio, entre muitas outras preciosidades.

Terminamos o dia da melhor maneira, com uma visita à Quinta da Lagoalva,  uma quinta de vinhos tradicional, cheia de história, onde faremos uma visita á Herdade, observação de réplicas de relojes com visita pelas vinhas e adega. 

Seguir-se-á uma prova de vinhos composta por três vinhos, um monocasta e dois vinhos de Lote, conduzida por um dos enólogos da casa, acompanhada de queijos e enchidos regionais. 

Regresso a Lisboa. 
Fim do Circuito. 
CLIQUE PARA EXPANDIR +


























LÍNGUAS
FALADAS NOS NOSSOS TOURS
PORTUGUÊS ENGLISH
FRANÇAIS ESPAÑOL
PAGAMENTO
SECURE ONLINE PAYMENT
Visa MasterCard Discover Card

+351 262 588 269
+351 966 938 401
AGÊNCIAS DE VIAGEM
TOUR OPERATORS
Animação Turística registo nº 9 /2010 Agência de Viagens e Turismo nº 4218
© 2016 LUX INVICTA. Desenvolvimento e Design : iconO2